Vamos divulgar a APPDH

Ajudas Técnicas

As Ajudas Técnicas são equipamentos que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica da pessoas e permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na sua vida escolar, profissional, cultural e social.

 

Equipamentos

Cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, almofadas anti-escaras, colchões ortopédicos, camas articuladas, materiais e equipamentos para a alimentação (garfos, colheres, pratos, copos adaptados), para o vestuário (pinças, ganchos, luvas de protecção, vestuário apropriado), para a higiene (barras de apoio, assentos de banheira, cadeiras e bancos para o banho, banheiras, material anti-derrapante), para a comunicação (canetas adaptadas, computadores, tabelas de comunicação, dispositivos para virar folhas, amplificadores de som, telefones), as adaptações para os carros (assentos e almofadas especiais, adaptações personalizadas para entrar e sair do carro, adaptações para os comandos do carro), elevadores de transferência, próteses (sistemas que substituem partes do corpo ausentes), ortóteses (sistemas de correcção e posicionamento do corpo), etc.

 

Destinatários

Pessoas com deficiência, idosos e, ainda, às pessoas que necessitam temporária ou definitivamente destes materiais e equipamentos para funcionarem de forma mais rápida, adaptada e com economia de esforço no seu dia-a-dia.

 

Níveis de prescrição e quem prescreve

Consoante o tipo e complexidade da Ajuda Técnica a prescrição deve ser realizada pelo médico competente para o efeito:
Nível 1 - prescritos pelos médicos dos Centros de Saúde e dos Hospitais;
Nível 2 - pelos médicos dos Hospitais Distritais;
Nível 3 - pelos médicos dos Hospitais Centrais e Centros Especializados com Equipa de Reabilitação constituída por médico e pessoal técnico, de acordo com a especialidade da deficiência.

O médico que a prescreve, ao responsabilizar-se pelo material e equipamento a fornecer, deve proceder ao controlo do material. Certos desfasamentos temporais entre o momento da prescrição e a atribuição das Ajudas Técnicas podem assim ser melhor controlados de modo a evitar os problemas da desadequação das mesmas.

 

Financiamento

Estas são prescritas, atribuídas e financiadas no âmbito da reabilitação médico-funcional, através do Sistema Nacional de Saúde ou de outros sub-sistema de Saúde. Por exemplo, se uma pessoa é internada num Hospital e necessita de Ajudas Técnicas é o próprio Hospital que fornece esse material e equipamento. A equipa técnica prescreve a Ajuda Técnica e é realizado o ensino para que a pessoa se adapte e aprenda a utilizá-la da melhor forma.

Para mais informações consulte o sítio do Intituto Nacional para a Reabilitação (INR) ou contacte este organismo através da Linha Directa 21 795 95 45 ou e-mail: inr@seg-social.pt .


Poderá obter informação complementar nos sítios www.ajudastecnicas.gov.pt e www.iso.org

Tem uma dúvida ou questão que nos queira colocar?

Envie-nos um pedido de contacto. Nós ligamos para si.